PG tiger

Capa do Álbum: PG tiger
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
PG tiger
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Ucrânia e Hungria se preparam para reunião entre Zelenskiy e Orbán em meio a tensões

Placeholder - loading - Bandeiras de Ucrânia, Hungria e União Europeia são vistas na cidade de Berehove, que tem uma minoria considerável de etnia húngara, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, na região de Zakarpattia, Ucr
Bandeiras de Ucrânia, Hungria e União Europeia são vistas na cidade de Berehove, que tem uma minoria considerável de etnia húngara, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, na região de Zakarpattia, Ucr

Publicada em  

(Reuters) - A Ucrânia e a Hungria estão preparando uma reunião entre o presidente Volodymyr Zelenskiy e o primeiro-ministro Viktor Orbán em um futuro próximo, disse o chefe de gabinete do presidente ucraniano nesta quinta-feira, em meio a medidas recentes da Hungria que azedaram os laços.

No início deste mês, todos os países da União Europeia, exceto a Hungria, concordaram em iniciar as negociações de adesão com a Ucrânia. Os líderes do bloco contornaram a oposição de Orbán fazendo com que ele deixasse a sala quando a decisão foi tomada.

No entanto, os líderes não conseguiram superar a resistência de Orbán em reformular o Orçamento da UE para canalizar 50 bilhões de euros para Kiev, e espera-se que a questão seja retomada em uma cúpula de emergência no dia 1º de fevereiro. Orbán quer que o financiamento para Kiev venha de fora do Orçamento da UE.

O chefe de gabinete Andriy Yermak fez suas falas após uma 'produtiva ligação telefônica' com o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto.

'Estamos trabalhando para organizar uma reunião entre os dois líderes em um futuro próximo', disse Yermak na plataforma de mídia social X.

Ele acrescentou que o progresso da Ucrânia no caminho da integração europeia também foi discutido.

Zelenskiy disse anteriormente que os países precisam organizar uma reunião construtiva para discutir os problemas em suas relações. Mais tarde, Orbán confirmou que havia aceitado o convite para a reunião.

(Reportagem de Yuliia Dysa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ucrania e hungria se preparam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

PG tiger Mapa do site