PG tiger

Capa do Álbum: PG tiger
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
PG tiger
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

TBT: Há 60 anos Stevie Wonder fazia sua estreia para o mundo

Em 22 de junho de 1963 o artista apareceu pela primeira vez nas paradas musicais

Placeholder - loading - Stevie Wonder fazia sua estreia para o mundo.Divulgação
Stevie Wonder fazia sua estreia para o mundo.Divulgação

Publicada em  

É estranho imaginar a época antes das paradas musicais revelarem Stevie Wonder. Mas, foi em 22 de junho de 1963 que ele apareceu pela primeira vez no topo da lista das canções mais ouvidas dos Estados Unidos. E, o artista tinha apenas 12 anos de idade!

Tudo começou após o americano mudar o seu nome artístico para 'Little Stevie Wonder'. Ele fez história em um dos primeiros eventos da Motown, apresentando a faixa “Fingertips”. A empresa lançou a versão ao vivo como um single e ela se tornou um sucesso tão grande que alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. O feito o consagrou como um dos artistas mais jovens a chegar ao topo das paradas estadunidenses.

Jovem Stevie Wonder.Divulgação
Toque para aumentar

Desde os 11 anos ele era considerado um músico prodígio pela Motown. Mas, tudo mudou em sua vida por conta da versão emblemática de "Fingertips", ao vivo no Regal Theatre em Chicago. Uma curiosidade é que o sucesso veio com a versão ao vivo da faixa instrumental. A versão de estúdio não teve muita repercussão.

A primeira vez que lançou a música foi em seu álbum de estreia"The Jazz Soul of Little Stevie", em setembro de 1962. Mas, nesta faixa Stevie só tocou os bongôs. A gaita nem passou por suas mãos. O instrumento escolhido para o solo foi a flauta, tocada por "Beans" Bowles, um membro dos Funk Brothers.

A versão ao vivo do single entrou para o álbum “Recorded Live: The 12 Year Old Genius”, que chegou em 1963. E naquela data, Wonder tinha, de fato, acabado de completar 12 anos. Na época em que o álbum foi lançado, ele já era um adolescente e comemorava o seu 13º aniversário, em 13 de maio.

A partir do momento em que a Motown pegou a estrada com Wonder, "Fingertips" se transformou em uma vitrine para a gaita frenética do gênio de 12 anos, trazendo um final emocionante para o seu set ao vivo. Além disso, durante a memorável apresentação em Chicago, a canção contou com a participação de uma figura marcante na bateria: um jovem músico da Motown chamado Marvin Gaye.

Stevie Wonder criança nos estúdios da Motown.Divulgação
Toque para aumentar

A duração da música se estendeu tanto que, para ser lançada, foi dividida em duas partes. Entre os momentos mais marcantes está aquele em que Stevie sai rapidamente do palco. Ao retornar, a banda da casa é surpreendida enquanto se preparava já para a próxima apresentação. Isso levou ao memorável instante na gravação em que o baixista Larry Moses, colocado em ação de forma repentina, pergunta: "Qual tom? Qual tom?".

Essa apresentação histórica deu início a uma carreira que se estendeu pelas próximas cinco décadas. "Tudo isso foi gravado por acidente, nunca pensei que seria um single", refletiu Stevie mais tarde. Relembrando seus primeiros anos como artista performático, ele indicou que aquele evento foi a "gota d'água" para o início de sua trajetória.

Sua primeira aparição nas paradas de singles capturou a eletricidade improvisada da interação entre Stevie e uma multidão em Chicago. E desde então, o músico continuou a emplacar grandes sucessos nas paradas americanas e se transformou no ícone que é até hoje.


Veja também:

ANIVERSÁRIO 74 ANOS DE LIONEL RICHIE: RELEMBRE SUAS MELHORES CANÇÕES

DIONNE WARWICK CANCELA SHOW POR PROBLEMAS DE SAÚDE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 60 anos stevie wonder …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

PG tiger Mapa do site