PG tiger

Capa do Álbum: PG tiger
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
PG tiger
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

EUA dizem que suas forças mataram líder importante do Estado Islâmico na Síria

Placeholder - loading - 04/03/2023 REUTERS/Phil Stewart
04/03/2023 REUTERS/Phil Stewart

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - Os Estados Unidos realizaram uma operação militar que matou um importante líder do Estado Islâmico na Síria na segunda-feira, disse o Comando Central dos EUA (Centcom) nesta terça-feira, o mais recente golpe para um grupo que espalhava medo no Oriente Médio.

Khalid 'Aydd Ahmad al-Jabouri era responsável pelo planejamento dos ataques do Estado Islâmico na Europa e desenvolveu a estrutura de liderança do grupo, informou o comunicado.

O Estado Islâmico controlava áreas do Iraque e da Síria no auge de seu poder em 2014, antes de ser combatido em ambos os países. Estima-se que o grupo tenha de 5.000 a 7.000 membros e apoiadores espalhados entre a Síria e o Iraque, cerca de metade deles combatentes, segundo um relatório da ONU em fevereiro.

Nenhum civil foi morto ou ferido no ataque, disse o Centcom, acrescentando que o grupo 'continua representando uma ameaça para a região e além'.

'Embora degradado, o grupo continua capaz de conduzir operações na região com o desejo de atacar além do Oriente Médio', disse o comunicado. O órgão acrescentou que a morte de al-Jabouri vai 'interromper temporariamente a capacidade do grupo de planejar ataques externos'.

O relatório da ONU afirmou que a ameaça representada pelo Estado Islâmico e seus afiliados à paz e segurança internacional era alta no segundo semestre de 2022 e aumentou dentro e ao redor das zonas de conflito onde está presente.

No final do ano passado, o Estado Islâmico anunciou que havia nomeado uma figura até então desconhecida - Abu al-Hussein al-Husseini al-Quraishi - como seu líder depois que seu antecessor foi morto no sul da Síria.

(Reportagem de Akriti Sharma e Bharat Govind Gautam em Bengaluru)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua dizem que suas forcas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

PG tiger Mapa do site