PG tiger

Capa do Álbum: PG tiger
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
PG tiger
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

ANIVERSÁRIO ELLA FITZGERALD: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE UMA DAS MAIORES VOZES DO JAZZ

Placeholder - loading - Aniversário de Ella Fitzgerald.Divulgação
Aniversário de Ella Fitzgerald.Divulgação

Publicada em  

"Eu canto o que sinto" - A frase que define bem quem foi de Ella Fitzgerald. Com 59 anos de carreira, a cantora de Jazz comoveu o mundo com o seu dom e estilo de interpretar as canções. Aprendendo música na prática, ela popularizou grandes correntes do gênero e se tornou uma referência no universo fonográfico. Hoje, no dia 25 de abril, a ‘Dama da Canção’ completaria 106 anos.

Com uma trajetória difícil, desde criança sofreu por conta do abandono do pai e falecimento da mãe aos 15 anos. Viveu por muito tempo, durante a adolescência, buscando formas de sobreviver os tantos desafios que a vida a proporcionou. Sempre criativa, Ella ganhava dinheiro dançando sapateado nas ruas e improvisando apresentações, passando a conquistar um pouco de independência.

Nesta época, aos 16 anos, com o pouco dinheiro que tinha, começou a fazer aula de piano com uma professora doBronx, bairro onde morava em Nova Iorque. Essa mulher foi fundamental para a vida da artista já que a apoiava na realização de seu sonho. Isso sempre foi seu maior desejo. Se tornar uma cantora de sucesso. Suas maiores influências vinham das gravações de jazz de Louis Armstrong,Boswell Sisters e Bing Crosby.

Três anos depois de começar a trilhar sua carreira, no verão de 1938, Ella encontrou o verdadeiro sucesso. A canção de ninar do século 19 que foi atualizada por Van Alexander, “A-tisket A-tasket" teve um impacto grande com o público e atingiu o primeiro lugar na parada de sucesso estadunidense.

Um ano depois, Ella perdeu o seu parceiro de trabalho Chick Webb devido a tuberculose. Inicialmente, a cantora deu seus primeiros passos ao lado de Webb e seu grupo de Jazz. Quando o baterista faleceu, ela resolveu manter os músicos da banda unido, anunciando a nova formação como Ella Fitzgerald e sua orquestra.

Um dos grandes trabalhos que fez essa época foi uma parceria com o quarteto Ink Spots, com a música "Cow-Cow Boogie", que chegou ao Top 10 da Billboard. Mais tarde, em 1944, a mesma dupla alcançou o primeiro lugar com "Into Each Life Some Rain Must Fall" junto com "I'm Making Believe".

Para a sua gravadora Decca, perceber o sucesso que Ella teria se cantasse sozinha, demorou. Ao longo da década de 1940, abraçando cada vez mais o estilo bebop, a cantora sempre fazia shows junto com outros cantores e até então, o som que fazia, nunca chegava próximo a grandes vendas.

Tudo mudou em 1949, quando a cantora fez sua primeira aparição no ‘Jazz at the Philharmonic’. Esse momento marcou uma mudança radical em sua carreira. Deste ponto em diante, Ella elevou-se a um plano musicalmente superior. O álbum “Pure Ella”, que une grandes gravações dela nesse período, mostra que a cantora veio para fazer no mundo. Com gravações impressionantes de músicas de George Gershwin como “I’ve Got a Crush on You” e “Someone to Watch Over Me”, a cantora mostrou o seu brilho para o mundo.

Seu sucesso foi tanto que, depois de um tempo, em 1954, ela atingiu a venda de mais de 20 milhões de discos, o que a colocou ao lado dos cantores mais populares da época. Mas a situação se firmou totalmente quando Ella mudou de gravadora.

Anos antes, Frank Sinatra teve sérios problemas com a sua gravadora, diferente da cantora, e resolveu criar uma, chamada Verve Records. Depois, também por conta de dificuldades onde trabalhava, migrou para o selo do amigo e graças a esse novo ambiente passou de “A Primeira-Dama da Canção” para “A Voz do Jazz”.

Ao longo da carreira, Ella se juntou com grandes nomes e fez duetos que ficaram eternizados na história da música. Um dos mais conhecidos é com o trompetista e cantor Louis Armstrong, com quem gravou três álbuns de estúdio. “Ella and Louis” (1956), “Ella and Louis Again” (1957) e "Porgy and Bess” (1959) contém grandes interpretações dos dois.

Ella faleceu no dia 15 de junho de 1996 e transformou o mundo num lugar melhor por conta do seu mágico dom de cantar. Começando como uma artista de swing, mudando para o bebope depois criando umscatperfeito, ela foi vocalista de jazz marcante e não teve medo de explorar e dominar as áreas em que se arriscou.

DoBluesà Bossa Nova, conquistou a todos com sua voz única, com um alcance de três oitavas e enunciação e dicção perfeita. Segundo Mel Tormé, um dos maiores cantores de Jazz da história, Ella pode ser considerada “a melhor cantora do planeta”. Sua trajetória será sempre uma eterna conquista para a música do mundo.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: CAMILA CABELLO É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

U2 ANUNCIA DATAS DE SHOWS NO SPHERE LAS VEGAS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aniversario ella fitzgerald …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

PG tiger Mapa do site