Corinne Bailey Rae

A cantora e compositora britânica, Corinne Jacqueline Bailey Rae nasceu no dia 26 de fevereiro de 1979, ela começou a se interessar pela música ainda quando criança estudando violino clássico na escola, mais tarde passou a cantar na igreja que frequentava, onde tinha um grupo de jovens que tocava Rock, com eles a artista gravou dois álbuns.
No meio de sua adolescência Corinne, foi altamente influenciada por Lenny Kravitz, descobriu lendas do rock como Jimi HendrixeLed Zeppelin. A cantora chegou a formar um grupo indie chamado Helen, que chegou a realizar muitos shows na cidade de Leeds, no entanto não atraíram olhares de nenhuma gravadora no Reino Unido, o grupo acabou se desfazendo após a baixista engravidar.
Em 2004, a cantora conseguiu um grande avanço em sua carreira, após ser contratada pela Global Talent Publishing e depois abordada por Craig DavideMark Hill, da dupla Artful Dodger, para colaborar com seu novo álbum Better Luck Next Time, resultando na canção “Young and Foolish” que foi lançada em 2005 e trouxe a atenção de grandes gravadoras para Rea.
No mesmo ano a cantora lançou seu single de estreia “Like A Star” e logo em seguida seu primeiro álbum autointitulado, alcançando grande sucesso no reino Unido e nos Estados Unidos, onde vendeu 1,9 milhões de cópias e entrou para o top 10 da Billboard 200. O single de acompanhamento “Put Your Records On”, é seu maior sucesso até hoje e alcançou o topo das paradas mundiais.
No ano de 2006 a artista realizou sua primeira turnê internacional pela Europa e América do Norte com o cantor John Legend, realizando 55 shows, incluindo grandes festivais como o Rock In Rio Lisboa e o Live Earth. No mesmo ano foi certificada duas vezes platina pela RIAA e ganhou dois prêmios MOBO Awards.
A cantora recebeu um Grammy em 2008, de Canção do Ano por “Like A Star”. Após 4 anos do lançamento de seu primeiro álbum, Bailey lançou The Sea e realizou uma série de shows promocionais, ela embarcou em sua segunda turnê mundial, The Sea Tour e chegou inclusive a passar pelo Brasil.
Corrine recebeu um doutorado honorário pela Universidade de Leeds, em 2011. Após um tempo parada, em 2016, Rae retornou ao mundo da música com o álbum The Heart Speaks in Whispers, que estreou em segundo lugar no ranking da R&B da Billboard. No ano seguinte ela gravou “The Scientist”, para a sequência de abertura do título Fifty Shades Darker da Universal.
A artista foi convidada em 2019 para contribuir com uma seleção para um álbum de tributo a Tom Waits, Come On Up To The House: Women Sing Waits. Bailey escolheu gravar “Jersey Girl”, que também é associada a Bruce Springsteen.
SALA DE BATE PAPO